Vale do Norte, sexto mês de 1850.
Prezada Leitora,
Prezado Leitor:
Nas primeiras linhas do prólogo do romance FILHAS DE GAIA, esse mistério sobre o tempo já é em parte resolvido:
“Por estar mais próximo de sua pequena estrela e ser orbitado por duas luas, cada ano dura seis meses, compostos por vinte e cinco dias de 23 horas.”
Ou seja, o planeta leva seis meses para dar uma volta completa ao redor do seu sol. Dois anos nele equivalem a quase um ano no Planeta Terra.
A duração do ano no próprio sistema solar é diferente para cada planeta: enquanto a Terra leva 12 meses, Mercúrio, o planeta mais próximo de nossa estrela, leva 88 dias terrestres para completar sua volta; em Marte, cada ano dura 686 dias. E assim por diante.
O ponto dessa explanação toda seria a noção de passagem do tempo que difere dependendo de onde você está no universo. Ou na Terra mesmo.
Veja o calendário chinês, por exemplo, que se baseia nas fases da Lua – o ano para o Oriente geralmente começa em fevereiro e por lá eles estão em 4723. No calendário judaico, esse povo está no ano de 5785; no muçulmano, marca-se o ano de 1447. Esses são os anos equivalentes a 2025 no Calendário Gregoriano que seguimos no Ocidente.
Para um dia, que equivale ao tempo necessário para a Terra dar uma volta sobre si mesma , medimos a passagem do tempo contando 23 horas e 56 minutos. Marte leva 25 horas para dar a volta sobre seu próprio eixo. O dia em Vênus, por outro lado, tem 5.832 horas, ou 243 dias terrestres. E assim por diante.
Assim, quando você estiver lendo o romance FILHAS DE GAIA e vir a idade de alguma personagem, lembre-se sempre de dividir aquele número por dois. Dessa forma você terá a idade equivalente na Terra.
Além disso, lá a passagem do tempo é medida de acordo com a coloração do céu, sempre em uma variação entre rosa e azul, exatamente as cores que compõem a capa do livro. Se alguma personagem vê a sombra branca das duas luas, ainda é dia. Se as luas estiverem altas no céu cheio de estrelas, claro, já é noite.
Quanto ao tempo de entrega do romance em sua casa, temos novidades: por conta do grande número de pedidos, as elas atrasaram um pouco…
Mas já estão a caminho.
E se alguém tem mais pressa ou ainda não adquiriu o seu exemplar, outra novidade: ele agora está disponível no site da Livraria Martins Fontes. Você pode encomendar e retirar o livro na loja da Paulista ou recebê-lo em sua casa.
Segue o link da livraria:
https://www.martinsfontespaulista.com.br/filhas-de-gaia-1148711/p
E em breve, o FILHAS DE GAIA também estará na www.amazon.com como livro físico e ebook.
Hélia Skipas
Conselho de Sábias, GAIA