Escritoras Brasileiras

A revista das carolinas, clarices, cecílias e cassandras.

Normas para autoras

São aceitas contribuições de escritoras brasileiras (naturais ou residentes no país) e de pesquisadoras(es) (graduadas(os), mestras(es) e doutoras(es)) que abordem as temáticas das chamadas da revista.

 

NORMAS DA REVISTA 

Todos os textos deverão ser submetidos via sistema da Revista Escritoras Brasileiras: https://escritorasbrasileiras.com/index.php/ojs
Não serão aceitas submissões por e-mail, nem por quaisquer outros meios.

A Revista Escritoras Brasileiras reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de uma  submissão do mesmo gênero discursivo por autora enquanto houver submissão anterior em processo de avaliação.

  • Os arquivos encaminhados para a submissão deverão estar em formato aberto de texto (Word)
  • A autora deverá manter atualizado o seu perfil cadastral.
  • As informações sobre as autoras devem conter os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; cidade, estado e país; e-mail; biografia (máximo 5 linhas), endereço postal físico completo da autora correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo. Para pesquisadoras (es), indicar também ORCID (ver: orcid.org); afiliação: instituição, fonte de financiamento da pesquisa (se houver); potenciais conflitos de interesse (se houver).
  • A contribuição deve ser original e inédita e não estar sob avaliação para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários às editoras” ao submeter o texto no portal.
  • A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas e por curadoras. No caso de textos literários, serão levados em conta a orginalidade, a pertinência do tema e a revisão linguística do texto. No caso dos textos acadêmicos, serão levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a linha temática. A revisão ´por pares se dará às cegas.
  • A submissão do texto para publicação implica, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com a autora. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita  mediante citação da fonte.
  • As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva das autoras, não refletindo necessariamente a opinião da Revista Escritoras Brasileiras.

A revista Escritoras Brasileiras é composta por três seções:

1) Verso

Publicaremos poesias, haicais, acrósticos e demais textos literários em verso.

A extensão máxima dos textos a serem publicados na seção Verso é de uma página de Word, obedecendo às normas de formatação da revista:

Fonte Times New Roman, 12, no corpo e no título. Negrito no título (o título é obrigatório) e itálico no nome da autora. Parágrafo com espaçamento duplo e margens de 3cm. Minibio em nota de rodapé, com fonte 10 e espaçamento simples.

Os textos deverão ser acompanhados por minibiografia de até 5 linhas, contendo cidade, estado, publicações anteriores (no caso de escritos literários) e e-mail para contato da autora.

2) Prosa

Publicaremos minicontos, contos, crônicas, sinopses de novelas e romances.

A extensão máxima dos textos a serem publicados na seção Prosa é de duas página de Word, obedecendo às normas de formatação da revista:

Fonte Times New Roman, 12, no corpo e no título. Negrito no título e itálico no nome da autora. Parágrafo com espaçamento duplo e margens de 3cm. Minibio em nota de rodapé, com fonte 10 e espaçamento simples.

Os textos deverão ser acompanhados por minibiografia de até 5 linhas, contendo cidade, estado, publicações anteriores (no caso de escritos literários) e e-mail para contato da autora.

3) Etc.

Artigos e ensaios
Serão aceitos artigos e ensaios acadêmicos redigidos por pesquisadoras(es) de todas as áreas, seja individualmente ou em coautoria, que versem sobre as temáticas das chamadas abertas. São permitidas até quatro coautoras por artigo.
Os artigos serão avaliados por pares, às cegas. Pede-se que, nas referências e citações, os artigos sigam às normas da ABNT.

Os artigos e ensaios deverão ter até 40 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.
As submissões devem vir acompanhadas de títulos em português e em língua estrangeira, resumos em português e em língua estrangeira (no máximo 300 palavras) e até cinco palavras-chave em português e em língua estrangeira (grafadas com a primeira letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula).

Os textos deverão ser acompanhados por minibiografia de até 5 linhas, contendo cidade, estado, registro ORCID, Filiação Institucional e titulação e e-mail para contato.

Resenhas
A subseção de Resenhas divulgará comentários críticos, avaliados pelas componentes da editoria de resenhas, sobre obras relevantes na área.

Os textos deverão ser acompanhados por minibiografia de até 5 linhas, contendo cidade, estado, registro ORCID, Filiação Institucional e titulação e e-mail para contato.

Entrevistas
A subseção Entrevistas aceitará entrevistas realizadas com escritoras brasileiras e editoras, pesquisadoras e demais profissionais que contribuam ou tenham contribuído para a divulgação da escrita das mulheres no Brasil. A extensão máxima aceita para entrevista é de 20 mil caracteres com espaço.

Os textos deverão ser acompanhados por minibiografia de até 5 linhas, contendo cidade, estado, registro ORCID, Filiação Institucional e titulação e e-mail para contato.

Declaração de Direito Autoral

A Revista Escritoras Brasileiras está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

A licença permite:

Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.

O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:

Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.

Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.

Política de Privacidade – Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.