Resenha: as obras que influenciaram o FILHAS DE GAIA

Vale do Norte, sexto mês de 1850.

Cara Leitora, Caro Leitor:

Assim como Ryoko, uma das personagens desse romance, diz: “nada vem do nada”, toda a história, a construção do mundo de Gaia, assim como a concepção de suas personagens icônicas buscaram inspiração em diversas obras da ficção científica.

Eu citaria a trilogia Fundação do russo-americano Isaac Asimov como um possível começo, pois, cronologicamente falando, esse foi o primeiro contato mais significativo da autora com o gênero.

Depois viria o inglês Arthur Clarke com seus contos e o romance O Fim da Infância, obra bastante filosófica (e qual delas não é?) que questiona o quanto a humanidade estaria disposta a ceder por uma vida de confortos.

A canadense Ursula LeGuin definitivamente tem sua mãozinha no FILHAS DE GAIA, especialmente por causa de suas duas obras mais famosas: Os Despossuídos, sobre uma vida mais minimalista e cooperativa; e A Mão Esquerda da Escuridão, que conta de um planeta onde habitam pessoas muito especiais, pois não têm um sexo definido: dependendo da oscilação dos seus hormônios, elas desenvolvem características femininas ou masculinas temporariamente.

A estadunidense Charlotte Perkins Gilman, com o seu Terra Delas, não poderia ficar de fora. Essa obra fala de uma terra isolada onde moram somente mulheres e como a sociedade de lá se desenvolveu em uma espécie de utopia.

Outra estadunidense bastante importante é Octavia Butler, com sua série Parábolas, o livro Laços de Sangue, e especialmente a trilogia A Estirpe de Lillith, na qual a reprodução humana fica dependente da interferência de dois outros seres extraterrestres, que formam com o casal terráqueo uma parceria para toda a vida.

Mais uma influência importante é a obra da estadunidense Becky Chambers, com sua série A longa viagem para um pequeno planeta hostil, na qual ela conta sobre trabalhadores do espaço, contratados para realizar tarefas muito específicas para seus clientes nada ortodoxos. Além de abordar o tema Inteligência Artificial.

E por fim, o chinês Cixin Liu, com seus contos e a trilogia O Problema dos Três Corpos sobre nosso despreparo caso o planeta sofra uma invasão, a passagem do tempo e o fim da morte.

Venha descobrir até que ponto essas obras tiveram influência no FILHAS DE GAIA e como essa influência ficou depois de passar pela força criativa da autora. Ou, se você não conhece nenhum desses livros, não tem importância: permita-se à experiência de ver as personagens interagindo entre si em uma trama com muitas surpresas.

Boa leitura!

Hélia Skipas
Conselho de Sábias

Encontre o livro:
https://loja.editorapolifonia.com.br/produtos/filhas-de-gaia/
https://www.martinsfontespaulista.com.br/filhas-de-gaia-1148711/p

+ Recentes

  • All Posts
  • Blog
    •   Back
    • Eventos
    • Entrevistas
    • Resenhas
    • Textos

Somos um espaço dedicado a celebrar e promover a escrita de mulheres do Brasil. Somos várias, espalhadas por todos os cantos do país. Escreva com a gente!

Acompanhe nas redes sociais

©️ Escritoras Brasileiras, 2024. Todos os direitos reservados.